Acervo 2022

O Concurso de Dramaturgia Leituras Assistidas-2022 teve seu período de inscrições realizado entre 5 e 25 de março de 2022, obteve 47 envios de textos, dos quais 32 foram habilitados à avaliação, tendo inscritos 23 homens e 9 mulheres, de 11 províncias, representadas por 23 municipalidades: Luanda (12), Cuanza Sul (4), Cuanza Norte (3), Huíla (2), Uíge (2), Cabinda (2), Bengo (2), Lunda-Norte (2), Malanje (1), Moxico (1), Huambo (1).

Dentre os 32 textos avaliados por José Mena Abrantes (Dramaturgo e encenador no Elinga Teatro), Ana Andrade (vencedora da edição 2021 do concurso), Kiaku Zambo (diretor artístico de ART SEM LETRA e Leituras Assistidas), Kaio Carmona (professor-leitor na UAN) e Marisa Cristino (diretora do Instituto Guimarães Rosa), foram premiados três textos:

NFINDA, O REINO! (A Ascensão Fuísa) (Tragédia/2022-de Bajosse Baca) – 1º Prêmio

Filhos da Terra (Drama/2022-de Manuel Edmilson) – 2º Prêmio

O Abuso (Drama/2022-de Luwengo paulina Afonso André) – 3º Prêmio.

Os três textos foram premiados, respectivamente, em 300 mil Kz, 200 mil kz e 100 mil kz, além das leituras públicas realizadas pelo elenco de Leituras Assistidas e publicações digitais por Edições Handyman. Ademais, 7 textos que atingiram a nota mínima de corte foram selecionados para comporem o presente Acervo de Dramaturgia Leituras Assistidas 2022.

PREMIADOS 2022

Nfinda, O Reino! (A Ascensão Fuísa) (Tragédia/2022)

Nfinda, cuja divindade tem o mesmo nome, é um reino mítico localizado numa floresta africana, onde a luta pelo poder se envaidece abafada de egocentrismo, soberba e ganancia, a partir da ascensão hierárquica e social de um vingativo caçador, denominado Fuísa.

Filhos da Terra (Drama/2022)

Com o peso de um passado trágico sobre os ombros, subjugado pela realidade barbaresca da escravatura, Tuti é vendido como escravo para Pedro de Lourenço. Mas as terras de São Tomé, cobertas de caos e de personagens extraordinários, arrancarão Tuti dessa condição e trarão de volta seu senso de justiça e liberdade.

O Abuso (Drama/2022)

O Abuso reflete sobre as condições vivenciadas por inúmeras adolescentes no cerne da família, sobre maternidade e paternidade, além do papel da sociedade nesse contexto abusivo, evidenciado no contraste entre duas famílias que lidam com esse tipo de situação de formas extremamente diferentes.

APOIOS E PARCEIROS