Acervo 2021

O Concurso de Dramaturgia Leituras Assistidas-2021 teve seu período de inscrições realizado entre 4 de janeiro e 28 de fevereiro de 2021, obteve 78 envios de textos, dos quais 47 foram habilitados à avaliação, tendo inscritos 37 homens e 9 mulheres, de 10 províncias: Luanda (32), Cuanza Sul (4), Bengo (2), Huíla (2), Benguela (2), Lubango (1), Cuanza Norte (1) Uíge (1), Huambo (1) e Malanje (1).

Dentre os 46 textos avaliados por Sérgio de Toledo (Setor Cultural da Embaixada do Brasil), Marisa Cristino (Diretora do CCBA), Kaio Carmona (Professor-Leitor UAN), Luamba Muinga (Crítico de Arte), Dílson Maria (CLube de Leitura da Mediateca Zé Dú), Klaus Novais (ator, autor e coordenador do projeto Leituras Assistidas), foram premiados três textos:

LARGO DA PEÇA (Drama/2020-de Ana Andrade) – 1º Prêmio

A Inauguração (Drama/2021-de Igor Fortes Gabriel) – 2º Prêmio

Um cardume de bagres para o soba (Drama/2021-de Ngoma Usuku) – 3º Prêmio

Os três textos foram premiados, respectivamente, em 500 mil Kz (1º Prêmio), 50 mil kz (direitos autorais ao 2º e 3º colocados), além das leituras públicas realizadas pelo elenco de Leituras Assistidas e publicações digitais por Edições Handyman. Ademais, 15 textos que atingiram a nota mínima de corte foram selecionados para comporem o presente Acervo de Dramaturgia Leituras Assistidas 2021.

PREMIADOS 2021

Largo da Peça (Drama/2020)

Uma mãe espera a volta do único filho ao lar, após as lutas pela Independência de Angola, enquanto dramas familiares ressurgem do passado para comporem o cenário de um futuro em que as estruturas estão a ruir, metaforizado na queda de um muro. Retrato de um momento familiar sensível e historicamente singular.

A Inauguração (Drama/2021)

Um grupo de amigos comemora a abertura de um restaurante - sonho de um deles – e nessa noite expõem seus dramas enquanto bebem vinho. Verdades incômodas vêm à tona, sombras do passado e a busca pela redenção na inauguração de um empreendimento, na inauguração de uma nova vida.

Um cardume de bagres para o soba (Drama/2021)

Um soba em crise de comando, busca restabelecer a “energia positiva”. Para isso, envia emissários à procura do “peixe da paz”, que desapareceu, no entanto, uma trama é urgida em segredo para destroná-lo, pois é sabido que os problemas da aldeia são por causa de seu mau comportamento.

APOIOS E PARCEIROS